Projetos

O consórcio conect4children (c4c) tem como uma das suas missões, a seleção e financiamento de ensaios “Proof-of-viability” (Académicos e Indústria). Nesse sentido, no dia 29 de Abril de 2019 foi publicada a seleção do primeiro portfólio de estudos académicos pediátricos pan-europeus:

  • TREOCAPA: Paracetamol em bebés prematuros: este ensaio irá avaliar a eficácia do paracetamol em bebés prematuros com persistência do canal arterial e pretende recrutar cerca de 600 bebés como parte do estudo (Investigador Principal: Jean-Christophe Roze do INSERM, uma organização de investigação pública, em Paris, França inteiramente dedicada à saúde humana).
     
  • KD-CAAP – Corticosteróides para tratar a doença de Kawasaki: este ensaio irá avaliar a eficácia da associação de corticosteroides ao tratamento padrão em crianças com Doença de Kawasaki e tem como objetivo recrutar 262 crianças como parte do estudo (Investigadores Principais: Dra. Despina Eleftheriou e Prof Paul Brogan da University College of London (UCL), uma instituição de investigação académica no Reino Unido).

  • cASPerCF: Posaconazole em crianças com fibrose quística: este ensaio irá estudar a utilizacao e dose de posaconazole em crianças e jovens com fibrose quística e infecção por Aspergillus e pretende recrutar 130 crianças como parte do estudo (Investigador Principal: Prof. Adilia Warris do MRC Centre for Medical Mycology, University of Aberdeen e Ospedale Pediatrico Bambino Gesù (OPBG), um hospital pediátrico em Roma, Itália).
     
  • MOI: Losartan para o tratamento da Osteogénese Imperfeita: este ensaio irá estudar a utilizacao e dose de losartan em crianças e jovens com Osteogenese Imperfeita e pretende recrutar 30 crianças (Investigador Principal: Prof. Nick Bishop, da University of Sheffield, uma instituição de investigação académica no Reino Unido).

TREOCAPA

PromotorFrench National Institute of Health and Medical Research (INSERM)
Área TerapêuticaPediatria, Neonatologia
Título do EstudoTratamento profilático do canal arterial em recém-nascidos prematuros com paracetamol
Acrónimo do EstudoTREOCAPA
Tipo de EstudoInterventivo
Fase de Ensaios ClínicosFase II/III
Nº EudraCT2019-004297-26
Número de Países17
Número de Centros
(Portugal)
3
Centros Portugueses e IPsCHULN, EPE – HSM, André Graça, MD, PhD
CHUP, EPE -CMIN, Elisa Proença, MD
2CA – Braga, Almerinda Pereira, MD
Target de Doentes  (Global)Fase II: 30
Fase III: 794
Target de Doentes (Portugal)Fase III: 27
% de Recrutamento alcançadoEstudo em submissão
Coordenador NacionalProf. Doutor André Graça
EstadoAutorizado pelo INFARMED. Parecer favorável pela CEIC.

cASPerCF

PromotorOspedale Pediatrico Bambino Gesu (OPBG)
Área TerapêuticaPediatria, Pneumologia
Título do EstudoValidação prospectiva e avaliação clínica de um novo regime posológico de posaconazol para crianças e adolescentes com fibrose quística e infeção por Aspergillus
Acrónimo do EstudocASPerCF
Tipo de EstudoInterventivo
Fase de Ensaios ClínicosFase II/III
Nº EudraCT2019-004511-31
Número de Países12
Número de Centros
(Portugal)
1
Centros Portugueses e IPsCHULN, EPE -HSM, Prof. Dra. Celeste Barreto
Target de Doentes (Global)Fase de screening alargada: 1500
Fase de intervenção: 135
Target de Doentes (Portugal)Fase de screening alargada: 25
Fase de intervenção: 4
% de Recrutamento alcançado (Portugal)Estudo em submissão
Coordenador NacionalN/A
EstadoEm iniciação

This project has received funding from the Innovative Medicines Initiative 2 Joint Undertaking under grant agreement No 777389. The Joint Undertaking receives support from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme and EFPIA