O projeto conect4children, rede colaborativa c4c – European Clinical Trials for Children, é um projeto H2020, financiado pelo programa IMI2, que teve início em Maio de 2018 e tem como
um dos principais objetivos a criação de uma infra-estrutura sustentável, que otimize a realização de ensaios clínicos em recém nascidos, crianças e adolescentes.

O c4c pretende melhorar a competitividade europeia, numa região considerada crítica no desenvolvimento de medicamentos para crianças. Nesse sentido, será utilizado o know-how existente, o acesso aos participantes, e o desenvolvimento de processos comuns a serem aplicados em estudos sobre a história natural das doenças, registos, estudos de novas terapêuticas, e estudos comparativos com terapêuticas existentes.
O consórcio é uma colaboração entre os setores académico e privado, que inclui 33 instituições académicas, 10 parceiros da indústria de 20 países europeus, mais de 50 third parties, e cerca de 500 parceiros afiliados.
O projeto é liderado e coordenado pela: Fundação PENTA – para o tratamento e cuidados médicos de crianças com VIH, a Universidade de Liverpool, a Farmacêutica Janssen NV, e a Bayer AG.

This project has received funding from the Innovative Medicines Initiative 2 Joint Undertaking under grant agreement No 777389. The Joint Undertaking receives support from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme and EFPIA